EDUCAÇÃO ESPECIAL: "Novas Formas de Reconhecer e Trabalhar com o Disléxico"
Público Alvo:Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Universitários de diferentes Cursos de Licenciatura; Profissionais da Educação e demais pessoas interessadas no tema.
Carga Horária: 100 horas
Prazo/ Duração para conclusão: 60 dias
Professor(a): Dra. Marinês Saraiva
Investimento: R$ 147,00 que pode ser dividido em até 3 x SEM JUROS no cartão de crédito.
Nível de dificuldade: Baixo
Conteúdo Programático:
- Pensando a Diversidade
- Criando Possibilidades
- A Aprendizagem da Leitura pelo Disléxico
- Estruturas e Funções Principais do Cérebro
- Identificando a Dislexia
- A Dislexia e Sua Influência na Alfabetização
- Dificuldades Específicas na Alfabetização
- Superar as Dificuldades Com Estratégias de Ensino
- Método de Ensino Não Tradicional
- As Repercussões da Dislexia no Comportamento
- Estudando Outras Formas de Compreender o Disléxico
- Possibilidades de Atenção e Atuação do Professor para Avaliação Escolar do Disléxico
- Garantias Legais para a Inclusão do Aluno com Dislexia
- Projeto Político Pedagógico e Suas Possibilidades
- O que Cabe à Família
Descrição do Curso
O curso de Atualização 100% virtual “(Re) Conhecendo a Dislexia” apresenta, aos profissionais da Educação e áreas afins, todo o conteúdo necessário para entender a dislexia nos contextos escolar e familiar, compreendendo as dificuldades que podem interferir no desenvolvimento cognitivo do aluno disléxico. Este curso oferece todos os fundamentos para se conhecer e entender a dislexia: as principais causas, o diagnóstico, as características visíveis em sala de aula, os métodos para que o aluno aprenda, assim como um rol de atividades práticas para serem trabalhadas no contexto escolar. Permite também tratar a dificuldade de associação do aluno disléxico com a fonética adequada. O conteúdo do curso é desenvolvido por meio de diferentes mídias, como videoaulas, links e artigos científicos, visando enriquecer seus conhecimentos sobre a dislexia. O Certificado de Conclusão deste curso é expedido com todos os dispositivos legais e com a Certificação Digital, válida em todo o território nacional, e a sua carga horária conta pontos para a progressão funcional de professores — de acordo com o plano de carreira — e, para os que estão em processo de formação acadêmica, a carga horária conta como AACC - Atividade Acadêmica Curricular Complementar. Construa novos conhecimentos! Faça sua inscrição já!
EDUCAÇÃO ESPECIAL: "Professor e os Desafios dos Comportamentos na Escola"
Público Alvo: Professores, Pais,Profissionais da Educação, da Psicologia, da Terapia Ocupacional, Voluntários de Empresas do Terceiro Setor, Alunos de Diferentes Cursos de Licenciatura.
Carga Horária: 160 horas
Prazo/ Duração para conclusão: 90 dias
Professor(a): Dra. Marinês Saraiva
Investimento: R$ 187,00 que pode ser dividido em até 3 x SEM JUROS no cartão de crédito.
Nível de dificuldade: Médio
Conteúdo Programático:
UNIDADE I
- Conhecer e compreender o comportamento
- Apresentando a (in) disciplina
- O comportamento no contexto da Educação Infantil e o papel do educador
- A importância e responsabilidade do educador para intervir no comportamento
UNIDADE II
- O comportamento no contexto do Ensino Fundamental, do Ensino Médio
e o papel do educador - Dimensões do conhecimento
2.1. O saber – dimensão cognitiva
2.2. O querer – dimensão afetiva
2.3. O poder do autocontrole
- A relação entre comportamento e afetividade
3.1. Os vínculos afetivos e sua influência no comportamento
- Prevenir comportamentos-problema e o foco no papel do diretor
4.1. A formação de um grupo de Apoio
- Indisciplina: entendendo os limites
UNIDADE III
- A relação entre família, escola e comportamento
- Postura e comportamento do professor em sala de aula
- Primeiras idéias para um projeto
- Alguns preceitos básicos sobre postura do professor e comportamento do aluno em sala de aula
Descrição do Curso
O curso de Atualização 100% virtual “Professor e os Desafios dos Comportamentos na Escola” apresenta ao seu público alvo quais são os comportamentos considerados desafiadores, tais como os comportamentos agressivos, de teimosia, de desobediência e de impulsividade que podem estar envolvidos com a aprendizagem escolar. Propõe-se, também, a estimular o professor e toda a equipe pedagógica a entenderem, cientificamente, o que são e como ocorrem tais comportamentos.
Este curso prepara os profissionais de equipes multidisciplinares para elaborarem e participarem de programas específicos de estratégias, com a finalidade de alcançar mudanças nos comportamentos- problema, visando à aceitação do aluno no contexto escolar e à facilitação do processo de construção de sua aprendizagem.
O Certificado de Conclusão deste curso é expedido com todos os dispositivos legais e com a Certificação Digital, válida em todo o território nacional, e a sua carga horária conta pontos para a progressão funcional de professores — de acordo com o plano de carreira — e, para os que estão em processo de formação acadêmica, a carga horária conta como AACC - Atividade Acadêmica Curricular Complementar. Construa novos conhecimentos! Faça sua inscrição já!