Professor e os Desafios dos Comportamentos na Escola

Público Alvo: Professores, Pais,Profissionais da Educação, da Psicologia, da Terapia Ocupacional, Voluntários de Empresas do Terceiro Setor, Alunos de Diferentes Cursos de Licenciatura.

Carga Horária: 150 horas

Duração: 90 dias

 

Professor(a): Marinês Saraiva

Investimento: R$ 337,00 que pode ser dividido em até 3 x SEM JUROS no cartão de crédito.

Nível de dificuldade: Médio

Conteúdo Programático:

UNIDADE I

  1. Conhecer e compreender o comportamento
  2. Apresentando a (in) disciplina
  3. O comportamento no contexto da Educação Infantil e o papel do educador
  4. A importância e responsabilidade do educador para intervir no comportamento

UNIDADE II

  1. O comportamento no contexto do Ensino Fundamental, do Ensino Médio
    e o papel do educador
  2. Dimensões do conhecimento

           2.1. O saber – dimensão cognitiva

           2.2. O querer – dimensão afetiva

           2.3. O poder do autocontrole

  1. A relação entre comportamento e afetividade

           3.1. Os vínculos afetivos e sua influência no comportamento

  1. Prevenir comportamentos-problema e o foco no papel do diretor

           4.1. A formação de um grupo de Apoio

  1. Indisciplina: entendendo os limites

UNIDADE III

  1. A relação entre família, escola e comportamento
  2. Postura e comportamento do professor em sala de aula
  3. Primeiras idéias para um projeto
  4. Alguns preceitos básicos sobre postura do professor e comportamento do aluno em sala de aula

Descrição do Curso 

O curso apresentará os comportamentos considerados desafiadores, tais como os comportamentos agressivos, de teimosia, desobediência e os comportamentos de impulsividade que podem estar envolvidos com a aprendizagem escolar.

Propõe-se, também, no decorrer deste, estimular o professor e toda a equipe pedagógica a entenderem, cientificamente, o que é e como ocorrem tais comportamentos.  

Preparar os profissionais da equipe multidisciplinar para elaborar e participar de programa específico de estratégias, com o fim de alcançar mudanças dos comportamentos- problema, visando à aceitação do aluno no contexto escolar e à facilitação do processo de construção de sua aprendizagem, é o propósito da escolha do nosso tema.